domingo, 15 de janeiro de 2012

Segundo Ato

A Bela Adormecida (Het Nationale Ballet, 2010)
Estava assistindo "A Bela Adormecida" do Het Nationale Ballet, quando percebi a quantidade de ballets de repertório que tem seres Etéreos no segundo ato. Na "Bela", o Príncipe encontra-se com a Fada Lilás e várias Dríades, que o levam até a Aurora. O segundo ato de "Dom Quixote" também é repleto de Dríades que, com a sua Rainha e com o Cupido, permeiam o sonho do Cavaleiro.
Em "Giselle", as Willis assombram aos que vão ao cemitério onde estão as noivas que foram abandonadas e morreram antes de casar. A "Filha do Faraó", Aspícia, se joga no Rio Nilo e dança com as criaturas do Fundo do Rio enquanto seu pai não permitisse o casamento com o seu amado.
Após fumar ópio, Solor, em "La Bayadére", viaja ao Reino das Sombras, vê Nikya e jura o seu amor. Por falar em juramento, a história mais conhecida dos Ballets, "O Lago dos Cisnes" nos leva, no seu segundo ato, à um lago encantado, onde o Príncipe Siegfried conhece sua amada Odette, uma princesa transformada em Cisne e "O Quebra Nozes" leva Clara ao Reino dos Doces.
Giselle (Ballare Grupo de Dança, 2009)
Uma estranha regra dos Ballet Clássicos de Repertório, tendo algumas exceções como em "O Corsário", onde o Jardim Animée aparece no terceiro ato, e em "La Sylphide", onde o ballet é inteiramente dedicado à esses seres míticos, apesar de ser, também, no segundo ato que esses seres aparecem de forma mais etérea.

Um comentário:

Lu disse...

Que interessante, nunca tinha me dado conta disso, que o "Segundo Ato" é reservado aos sonhos, devaneios, "viagens". Será coincidência? Ótimo post, Marina. E lindas fotos. Bjs! Lu.