domingo, 3 de outubro de 2010

#balletfeelings

"Não posso, tenho ensaio". Quantas vezes você já ouviu isso de um (a) bailarino (a)? Provavelmente muitas, eu garanto! Vida de bailarino é um tanto anti-social. Só vivemos para a dança e mais nada! E o que existe no mundo que não é dança, assim nos parece em certos momentos.
Se você perguntar a uma bailarina se ela tem cola, fita durex ou alguma coisa assim, existe uma grande possibilidade dela lhe responder que "tem esparadrapo, serve?". Afinal, tudo pode se resolver com esparadrapo, o grande salvador das bailarinas! Não só quando se trata de bolhas e calos, mas até pra consertar furos nas sapatilhas ele serve.
Continuando na linha "anti-social" da bailarina, nem tente convidá-la pra sair num sábado à noite... com certeza vai ser a única hora da semana toda em que ela vai descansar! E mesmo que a outra pessoa diga que também está cansado, ela pergunta " tu, por acaso, subiste numa sapatilha de ponta, rolaste no chão, uma professora de ballet puxou a tua perna até uns 180°, no mínimo? Fizeste pirueta dupla? Fouetté...?" A essa altura, a coitada da bailarina já está falando sozinha... Ela volta e dorme.
É assim que as bailarinas passam a só conversar entre si e sair juntas, os "civis" não entendem... Imagino como deve ser um não-bailarino nesse meio... ou entende, ou aprende...
No que se refere à parcela doméstica das bailarinas, cabe uma história engraçada a se contar: Imagine, depois de uma semana de aulas e ensaios, além das dores e o cansaço habitual, nove meias-calças sujas... O certo seria lavar na mão pra não rasgar e nem desgastar, mas nove meias, uma por uma, não dá! Ok, põe tudo na máquina de lavar! Imaginaram? Pois é: uma teia de meia!
Além de esparadrapo, uma bailarina sempre tem (ou deveria ter) linha, agulha, grampo, tesoura, pente, curativo, esmalte (sim, se a meia furar, isso evita um desastre), pomada e outros remédios pra dor e otras cositas mas. Por isso, bolsas enormes e super pesadas! Pra compensar toda essa desgraça, as bolsas são lindas!

Pequeno Glossário balético:
Finais de semana = espetáculo. Feriado = ensaio geral. Férias = festivais. T.P.E. = Tensão Pré Espetáculo. 

Nenhum comentário: